Cursos de Pastelaria:Tudo o que precisa de saber

Principalmente no Norte de Portugal muitas são as pastelarias que existem e ter um pasteleiro certificado e dotado a trabalhar pode fazer toda a diferença. Por isso é muito importante tirar um curso de pastelaria e estar sempre a fazer acções de formação para estar sempre a par das novas tendências e técnicas.

cursos de pastelaria

Aspectos essenciais na pastelaria

Existem alguns “truques” infalíveis para que seja bem-sucedido neste ramo. Nomeadamente:

  • Ingredientes de qualidade – A qualidade dos ingredientes é fundamental. Por exemplo, no caso dos ovos e do leite estes devem ser os mais frescos possíveis. Além disso, os ovos caseiros são os melhores e fazem a diferença na qualidade e sabor de um doce;
  • Receitas – Ter as suas receitas secretas é sempre uma mais-valia;
  • Equipamentos – Ter boas ferramentas de trabalho é também uma grande ajuda;
  • Formação – Embora o conhecimento possa ser transmitido de geração em geração, actualmente é fundamental ter formação. Por isso esteja sempre atento a novidades a este nível. Existem vários cursos profissionais e workshops que pode aproveitar;
  • Encontros e feiras – Óptimos para adquirir e trocar conhecimentos.

Escolas e cursos de pastelaria em Portugal

Quer tirar um curso de pastelaria e não sabe por onde começar a sua pesquisa? Não precisa de se preocupar mais. Aqui ficam algumas sugestões.

  • Escolas profissionais – Existem várias escolas profissionais de Norte a Sul do país que oferecem cursos de pastelaria e padaria.
  • Escolas de turismo – As escolas de turismo também têm ofertas nesta área. Como por exemplo o curso “gestão e produção de pastelaria”.
  • Curso universitário – Embora a oferta seja muito mais reduzida, também é possível tirar um curso de pastelaria numa universidade. Por exemplo, na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril existe a licenciatura em Produção Alimentar em Restauração. No entanto, esta licenciatura é mais geral pelo que não aprenderá apenas sobre pastelaria mas um pouco sobre todo o mundo da cozinha.
  • Workshops – Existem sempre inúmeras entidades que fazem workshops sobre determinados temas e técnicas de pastelaria, bem como muitos cursos de cozinha . É uma questão de estar atento às novidades nesta área.
  • cursos de pastelaria online gratis: Existem alguns sites estrangeiros que disponibilizam cursos online.

Custos e duração de cursos de pastelaria

O valor dos cursos está associado, regra geral, à duração do mesmo. Por isso, não é possível precisar uma quantia em específico. Pode encontrar diversos valores consoante o número de hora, a escola que escolher, a sua localização, da complexidade (se é um curso de pastelaria geral ou de apenas uma das componentes desta área), o responsável pelo curso e a reputação da instituição e dos profissionais que nela trabalham.

Opção de recurso

Caso se encontre desempregado e esteja à procura de formação agora já existem vários cursos financiados nesta área pelos quais pode enveredar. É uma questão de se informar junto do centro de emprego da sua zona ou de um instituto de formação profissional financiada perto de si.

Desta forma, além de adquirir conhecimento de forma gratuita ainda consegue ganhar algum dinheiro. A solução ideal, não acha?

Tem mais alguma dúvida sobre este tema? Então deixe um comentário a este artigo para que o possamos ajudar.

8 thoughts on “Cursos de Pastelaria:Tudo o que precisa de saber

  1. ola gostaria de saber mais informação sobre os cursos de pastelaria e padaria, a duraçaõ e o custo, estou desempregado e sou de gondomar avisem- me por favor

  2. Qro saber o endereço da escola e saber o preço do curso,de pastelaria e padaria e de fazêr desenho com frutá gostaria de saber se e posso começar em novembro

  3. ola gostaria de saber como e onde posso me escrever pois tenho um parti me gostaria de fazer um curso desses pois adoro como posso fazer e onde e se recebo qualquer subsidio uma vez q tenho um parti me

  4. É possível disponibilizar datas, locais e cursos?
    Muito grato.

  5. Alo,

    So uma informacao, encontro me em Angola e tenho um projecto de padaria e pastalaria e queria formar meio pessoal e todos terem o curpo completo de pastalaria e padaria. No entanto queria que o instructor viesse para can e formar o pessoal? quais seriam os custos desta formacao. Transporte e alojamento seria da minha parte. Quanto seria o custo de formar 5 – 10 pessoas?
    Joao Macaia

  6. Sou Angolana, ja tenho feito algumas encomendas de bolos de aniversarios em minha casa, mais falta- me aprender muito, quero fazer um curso de pastelaria,( principalmente para os bolos de aniversarios e casamentos com pasta americana), gostaria de ter o endereco da escola e saber os preços dos cursos

  7. Sou Mocambicana, residente em Maputo, adoro cozinhar, gostaria aprender muito, quero fazer um curso de pastelaria,( principalmente para bolos de aniversarios, baptizados e casamentos ), gostaria de ter o endereco da escola e saber os preços dos cursos.
    Obrigado pela atencao

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>