Cursos de Fotografia

“Uma imagem vale mais do que mil palavras” é uma das frases mais utilizadas para descrever a beleza e o encanto que uma fotografia pode transmitir.

É claro que todas as pessoas conseguem tirar fotografias. Aliás é possível fazê-lo com um simples telemóvel ou com um tablet. Ter uma máquina fotográfica já não é um requisito fundamental.

No entanto, para os verdadeiros amantes da fotografia e para os profissionais da área, ter boas máquinas fotográficas e apostar em formação é essencial. Todos nós conseguimos tirar fotos, mas nem todos conseguem capturar a foto. Certo?

cursos fotografia

Assim sendo, neste artigo vamos deixar-lhe algumas sugestões de cursos de fotografia que pode frequentar.

Cursos de fotografia

Existem cursos de fotografia de norte a sul de Portugal. Alguns mais completos, outros mais básicos e outros mais gerais. Resumindo, existem cursos de fotografia para todos os gostos e necessidades. Aqui ficam alguns exemplos pelos quais pode optar.

Instituto Português de Fotografia (IPF) – Este instituto está disponível no Porto e em Lisboa e tem um leque diversificado de cursos.

  • Cursos profissionais: Dentro dos cursos profissionais existem o Curso Avançado de Fotografia que tem um custo que ronda os 2600€ e o Curso Profissional de Fotografia que tem um custo que ronda os 3700€. Quanto à sua duração o primeiro curso é de 405 horas e o segundo de 759 horas.
  • Cursos e workshops: Existem também cursos mais pequenos e workshops que são ideias para ter uma melhor noção sobre um tema em específico. Estes cursos são divididos em iniciação, especialização e outros. Estes cursos e workshops têm uma duração mínima de três horas e máxima de 54 horas.

Cursos de fotografia online

Para quem não tem tempo ou possibilidade de deslocação, os cursos online de fotografia são uma boa opção.

Cursos e workshops gratuitos

Se gosta do mundo da fotografia mas não pode investir em formação, pode sempre aproveitar alguns cursos mais pequenos e workshops gratuitos que acontecem de vez em quando em algumas zonas do país.

Além disso existem também vários blogues que ajudam e dão dicar sobre este tema. Por isso, se não pode investir, procure informar-se.

Olhares

O olhares é um site de partilha de fotografias bastante famoso. Além de partilhar os seus trabalhos pode também aproveitar algumas ofertas de cursos da página. Estes cursos e workshops variam entre 4 e 15 horas e os preços variam entre os 55 e os 395 euros.

Ensino superior

Caso queira tirar um curso superior nesta área, existem duas universidades onde isso é possível. Tanto no Instituto Politécnico de Tomar como na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias é possível encontrar a Licenciatura em Fotografia.

Como se trata de uma licenciatura tem a duração de três anos e o custo varia consoante a instituição e o aumento ou diminuição das propinas.

Estes cursos têm a duração de 3 anos e tem a oportunidade de seguir os estudos para mestrado.

Como em qualquer outra licenciatura, terá que realizar as provas de acesso e obter os valores mínimos para entrada. Se tiver mais de 23 anos, existem provas de acesso orientadas a jovens adultos.

Após escolher a universidade desejada, terá que se informar das provas de acesso nessa mesma universidade, pois variam de estabelecimento para estabelecimento. Normalmente esta informação está disponível nas páginas web das universidades.

Abaixo ficam alguns exemplos de universidades que oferecem licenciaturas em fotografia. Pode ainda verificar se alguma das universidades da sua área de residência lecionam este curso.

  • Universidade Lusófona (Ensino Privado) – Licenciatura em Fotografia
  • Escola Superior de Tecnologia de Tomar (Ensino Público) – Licenciatura em Fotografia
  • IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa – Ensino Privado) – Licenciatura em Fotografia e Cultura Visual
  • EUAC (Escola Universitária das Artes de Coimbra – Ensino Privado) – Licenciatura em Fotografia
  • ESAP – (Escola Superior Artística do Porto – Ensino Privado) – Licenciatura em Artes Visuais – Fotografia

Saídas profissionais para cursos de fotografia

A fotografia é uma área que lhe permite desenvolver o seu próprio emprego ou trabalhar num local fixo, como agência, estúdio, jornal, museu, etc..

A fotografia faz parte de inúmeros mercados de trabalho e está presente em áreas tão diversas como agências de publicidade, museus (arquivo fotográfico) ou mesmo no jornalismo. Apesar de não ser uma área que está constantemente a necessitar de novos profissionais, a fotografia está presente em quase todos os mercados, bastando explorar áreas ainda não saturadas.

Como em tudo, trabalhar em fotografia requer perseverança, conhecimentos e vontade de inovar. Um fotógrafo que trabalhe a nível pessoal, tendo um estilo próprio e divulgando-o, terá mais hipóteses de ser selecionado para colaborar com outras empresas.

Veja abaixo algumas das saídas profissionais para os cursos de fotografia:

  • Fotografia de Autor
  • Fotografia Documental
  • Fotografia de Moda
  • Fotografia de Publicidade
  • Fotojornalismo
  • Reportagem
  • Retrato

 

Esteja atento

No fundo é uma questão de estar atento às várias ofertas que são colocadas no mercado. Existem sempre cursos novos, workshops novos, novos temas e até mesmo novas escolas e institutos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>